sexta-feira, 12 de março de 2010

“Fórum de Discussão da Política de Assistência Social de Mato Grosso” superou as expectativas

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa

Durante todo o dia de ontem (11.03), aconteceu no Centro Cultural o “Fórum de Discussão da Política de Assistência Social de Mato Grosso”. Centenas de pessoas de Tangará da Serra e do pólo regional marcaram presença.

O principal objetivo do fórum, foi fazer uma discussão para construção da política de Assistência Social de Mato Grosso. “O governo do Estado de Mato Grosso ao discutir a política de Assistência Social, visa a implementação do sistema único de assistência social – súas e o desenvolvimento de programas, projetos, serviços e benefícios que tem a família como foco de atenção.”, disse Maria Pinheiro, representante do governo durante o evento.

A consulta pública tem ainda como meta, estabelecer um processo participativo de elaboração conjunta, envolvendo todos os poderes e esferas de governo, sociedade civil organizada, conselhos, usuários e demais atores envolvidos com as políticas públicas.

Com esta iniciativa o governo do Estado busca garantir o caráter democrático da discussão e da construção coletiva destedocumento.

As discussões da política estadual de Assistência Social – foram nos seguintes eixos: Gestão de assistência social; proteção social básica; proteção social especial; política de recursos humanos; política de capacitação; política de informação, monitoramento e avaliação; instancias de controle social e pactuação; financiamento e política de transferência de renda.

Para a representante de Tangará da Serra, o evento foi um sucesso. “Nós não poderimos deixar de agradecer aos representantes do Estado pela organização e pelo grande evento. Ficamos muito felizes com o resultado.”, disse Vânia Lúcia Janones, coordenadora de políticas públicas para mulheres.
Parceria

O fórum de discussão da construção da política de assistência social de Mato Grosso é uma parceria entre: Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social; Secretaria Adjunta de Assistência Social; Secretarias Municipais de Assistência Social de Arenápolis; Barra do Bugres; Campo Novo do Parecis; Denise; Nova Marilandia; Nova Olímpia; Porto Estrela; Santo Afonso; Sapezal; Tangará da Serra; além do conselho estadual de Assistência Social; Colegiado estadual de gestores municipal de assistência sociae Associação para o desenvolvimento de mato grosso.