quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Karen Ladeia participa do 8º Encontro de Primeiras-Damas


Marcos Figueiró


Assessoria de Imprensa



A primeira-dama Karen Ladeia particiopou do 8º Encontor das Primeiras-Damas Mato-Grossenses. A abertura oficial foi nesta quinta às 09h30 no Centro de Eventos do Pantanal. O encontro das primeiras–damas ocorre paralelamente ao 6º Encontro de Prefeitos.

A presidente da Associação de Primeiras-damas de Mato Grosso, Alessandra Nicoli, falou sobre a luta da associação e das primeiras-damas para garantir 5% de recursos do orçamento nas esferas federal, estadual e municipal para aplicação na assistência social. A organização busca à Assistência Social a mesma garantia estabelecida na Lei de Responsabilidade Social para as áreas de Educação (25% do Orçamento) e Saúde (15%).

O encontro teve como objetivo chamar a atenção das gestoras sociais para os procedimentos necessários para captação de recursos federais para a assistência social. As informações foram repassadas às primeiras-damas por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social.

ABERTURA - Estiveram presentes na abertura o presidente da AMM, Pedro Ferreira, o vice-governador Silval Barbosa, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, a senadora Serys Slhessarenko, o presidente do Tribunal de Contas, Antônio Joaquim, deputados estaduais, deputados federais e lideranças

Jovens carentes estão participando de curso profissionalizante oferecido pela Assistência Social

Nelli Tirelli


Assessoria de Imprensa



Oferecer oportunidade de qualificação e de aprendizado. Esse é o objetivo da secretaria municipal de Assistência Social de Tangará da Serra ao oferecer curso profissionalizante a adolescentes entre 15 e 17 anos que participam do Pró Jovem e que fazem parte do Bolsa Família.



O curso está sendo desenvolvido em parceria com o Senac e conta com aproximadamente 50 participantes. “A carga horária é de 15 horas e ao final, todos os alunos receberão certificado do curso que é profissionalizante em técnicas de vendas e atendimento”, explicou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Karen Patrícia dos Reis Ladeia.



O coordenador do Pró Jovem em Tangará da Serra, Vanderlei Reliquias, explica que as aulas estão acontecendo nas terças e quintas-feiras no período matutino e vespertino. Ele informou ainda, que a previsão é de estar oferecendo um curso profissionalizante diferenciado por mês a essas pessoas. “O que nós queremos é que esses jovens tenham a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho com mais facilidade e nada melhor do que a qualificação para isso”, afirmou ele.



A secretária de Assistência Social explica ainda que somente os jovens que estão inseridos nos programas da secretaria é que podem participar dos cursos oferecidos. Ela aproveita para convidar os jovens de Tangará da Serra a participarem do programa Pró jovem. “Nós queremos até fazer um convite para aqueles adolescentes que não estão participando do Pró Jovem, que venham participar, pois dentro do programa eles têm inúmeras oportunidades principalmente com relação ao aprendizado, pois o que nós queremos e que proporcionamos através deste programa e de outros oferecidos pela secretaria é oportunidades de melhorias, de crescimento e até de mais qualidade de vida, que é o que queremos oferecer principalmente para as famílias mais carentes do município”, finalizou a secretária.





Data: 6 /11/2009






Criação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional foi discutida em reunião

Nelli Tirelli


Assessoria de Imprensa



O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional esteve visitando Tangará da Serra na última segunda-feira (10.11). Na oportunidade ele participou de uma reunião com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Karen Ladeia e com lideranças do município.



O objetivo da visita foi a criação e implantação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Tangará da Serra, o qual é um órgão cujas decisões são tomadas coletivamente com o intuito de propor as diretrizes gerais da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que visa garantir o direito ao alimento e à nutrição para a população.

De acordo com o presidente estadual do conselho, Senhor Eudes Ferreira da Costa, compete ao conselho propor e coordenar campanhas de conscientização da opinião pública. “Outros trabalhos realizados pelo conselho é o incentivo a parcerias que garantam mobilização e racionalização no uso dos recursos disponíveis, sugerir ações emergenciais para o atendimento da população em situação de insegurança alimentar, propor diretrizes para a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, além de proteger e resgatar os valores do patrimônio cultural alimentar”, disse ele.

Para a secretária de Assistência Social é de suma importância a criação do conselho em Tangará da Serra. “Nós vamos estar trabalhando nos próximos dias para a criação desse conselho aqui no município, que com certeza será de grande importância para o desenvolvimento do nosso trabalho na questão alimentar”, afirmou ela.



Data: 10/11/2009


Karen Ladeia recepcionou o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional


Nelli Tirelli


Assessoria de Imprensa



A Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Karen Ladeia, recepcionou no final da tarde de ontem em seu gabinete, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, senhor Eudes Ferreira da Costa.



Durante o encontro eles discutiram diversos assuntos ligados a criação do conselho em Tangará da Serra.



Na oportunidade o presidente do conselho estadual se propôs a ajudar e a estar orientando o município nesse sentido. “A criação do conselho aqui em Tangará é muito importante e nós estaremos aqui para ajudar e auxiliar o município na implantação desse projeto”, afirmou ele.



De acordo com a secretária de Assistência Social existe toda uma questão burocrática para a implantação do conselho. “Primeiramente tem que se criar um projeto de lei, criar o regimento interno e tudo mais, mas com certeza nós estaremos nos esforçando para que esse conselho seja implantado o quanto antes aqui em Tangará da Serra”, falou ela.

Data: 10/11/2009